Linda Londres

Falar de Londres não é tarefa fácil. Mesmo tendo vivido aqui por cinco anos; que foram longos, mas curtíssimos ao mesmo tempo. Conheci tanta gente que seria incapaz de nomear cada um. Em muitos casos, conheci apenas durante poucos minutos – o tempo suficiente para aparecermos juntos em uma foto, por exemplo. Outros conheci por mais tempo, mas já não fazem parte do meu círculo de relacionamentos. Por motivos vários e algumas vezes incompreensíveis.

Foi em Londres que me expus aos perigos do mundo. Foi em Londres que me senti mais desprotegida em toda a minha vida; por não ter para quem ligar quando algo deu errado ou, pior!, por ligar para alguém e perceber que era melhor não ter ligado.

Foi em Londres que pude experimentar as delícias – e as grandes dores – de conhecer gente tão diferente de mim. Foi em Londres que exercitei minha tolerância. Foi em Londres que descobri a dificuldade de me fazer entender – até mesmo na minha própria língua. Foi aqui mesmo em Londres que aprendi mais sobre mim mesma.

Foi em Londres que perdi contato com antigos e queridos amigos, por causa da distância. Foi em Londres que, mesmo à distância, reforcei laços e relacionamentos que eu antes considerava frágeis. Foi em Londres que, apesar da distância, consegui a reafirmação de amizades sólidas e bem-construídas.

Foi em Londres que senti frio na barriga quando vi, pela primeira vez, o Big Ben. Foi em Londres que senti frio na barriga todas as vezes que andei na London Eye. Foi em Londres que senti frio na barriga quando recebi a visita de amigos. Foi em Londres que senti frio na barriga quando saí do trabalho e molhei meus cabelos com a neve que cobria tudo de branco. Foi em Londres que senti frio na barriga quando voltei de viagem e percebi que esta cidade era a minha casa.

Foi em Londres que, tantas vezes, senti frio na barriga ao me apaixonar; por pessoas, lugares, cheiros, atitudes, comportamentos. Foi em Londres que senti o aconchego da compreensão. Foi em Londres que tive vergonha de me sentir fraca. Foi em Londres que vi beleza em ações singelas e palavras bonitas nos momentos mais inesperados.

Foi em Londres que percebi que, para entender o outro idioma, eu já não precisava olhar para a boca das pessoas enquanto elas falavam. Foi em Londres que aprendi que a comunicação e o entendimento vão além do simples conhecimento do idioma. Foi em Londres que descobri que não entendo a maioria dos sotaques. Foi em Londres que mantive uma conversa de 1h sem entender absolutamente nada do que foi dito.

Foi em Londres que experimentei meu primeiro ‘fancy coffee’ no Starbucks – justo eu, que não gosto de café! Foi em Londres que tomei minha primeira ‘pint’ – justo eu, que não bebo cerveja! Foi em Londres que, pela primeira vez, fiz questão de ficar perto de fumantes enquanto eles fumavam – justo eu, que odeio cigarro!

Foi em Londres que me libertei de preconceitos. Foi em Londres que adquiri preconceitos. Foi em Londres que reforcei a crença nos meus valores; apesar de tantas pessoas tentarem me convencer do contrário. Foi em Londres que senti orgulho de ser quem eu sou. Foi em Londres que me cansei de ser quem eu sou. Foi em Londres que comecei a buscar o equilíbrio.

Foi em Londres que estabeleci prioridades. Foi em Londres que revi minhas prioridades. Foi em Londres que senti tristeza; aquela tristeza profunda que devora a alma da gente. Foi em Londres que busquei ser feliz.

Foi em Londres que senti que não queria morar em nenhum outro lugar. Foi em Londres que decidi que está quase na hora de voltar para a minha amada São Paulo. Foi em Londres que tive dúvidas. Foi em Londres que reconheci minhas certezas.

Foi em Londres que, acima de tudo, fui feliz como nunca!

Esse post foi publicado em Felicidade, Linda Londres. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Linda Londres

  1. Ari disse:

    Lindo!!!! Sobre Londres, uma vez me disseram “Ame-a ou deixe-a” e eu respondi: deixá-la? só se for depois de amá-la tudo o que tiver direito. E assim foi.
    🙂
    beijo grande e que bom que a Srta. Jornalista está exercitando as letrinhas no blog! Visitarei mais seguido…

  2. claudia barcellos disse:

    roseli, lindo texto. só reforçou minha certeza de que você escreve muito bem. e sabe que lendo este post achei, pelo menos por alguns momentos tive certeza, de que você NÃO deveria voltar à terra brasilis….
    conversemos mais tarde, que tal?
    beijo, adoro vc

  3. Silvia disse:

    Aháááá!!!! Achei seu novo blog no blog da Pri Fiorin!! Vou ler e comento depois. bjs PS.: Viajo neste sábado! bjs

  4. Silvia disse:

    Fiquei arrepiada com o seu texto! (e isso é um elogio) Parabéns, querida. Vc vai voltar mesmo?? Já voltou?? Quando?? bjs

Deixe um comentário