Por que eu amo as redes sociais

Coisa linda as redes sociais. Já viu? Raras são as pessoas que têm problemas no Facebook. Até parece a vida real, offline, em que procuramos não expor nossas dificuldades. Dificilmente há gritos de socorro pessoais no Facebook – os que aparecem, normalmente, são amigos tentando ajudar uns aos outros. E tem mais: na vida online, todo mundo – até quem é chato pra caramba – parece legal, feliz e rodeado de muitos amigos (quer coisa mais relativa do que o número de amigos que se ‘coleciona’ no Facebook ou no Twitter???).

Todo mundo sempre tem fotos em que aparece sorridente pra mostrar nas redes sociais. Eu mesma tenho várias. 🙂 Tento contrabalançar com comentários sarcásticos e engraçados no Twitter – muitas vezes sobre minha vida ou opinião pessoais. Minha intenção é manter meu perfil o mais humano possível (lembrando que ele está devidamente vinculado ao Facebook – acho que faz todo o sentido que as redes sociais interajam entre si). Muitas vezes, fico na dúvida se minhas atualizações são sequer lidas (ou entendidas, vai saber…), já que tudo chega muito rápido, vindo de todos os lados. No fim das contas, acho que faço comentários e emito opiniões para mim mesma – para que eu possa, no futuro, saber o que eu pensava do que acontece no presente.

Algumas coisas, porém, me chamam a atenção e me fazem amar ainda mais essas redes. E, juro, pode ser que eu esteja sendo repetitiva ou falando bobagem, mas este blog é justamente sobre as minhas sensações. Não pretendo que ele seja profissional; ao contrário, ele é totalmente amador e muito, muito, muito amado. Vamos lá:

– já reparou que, normalmente, você e seus amigos (algumas vezes, até mesmo os que não se conhecem!) gostam das mesmas coisas? Aquele vídeo engraçado aparece na sua página por dias seguidos vindo dos mais diferentes perfis. Quem foi o primeiro ou o último a postar não importa muito, o que importa é podermos dividir nossas impressões sobre o mundo com gente que divide afinidades conosco. E mais: a chance que todo mundo tem de ter uma voz, que é ouvida, é absolutamente maravilhosa!

– talvez haja um pouco de confusão sobre o sentido do botão ‘curtir’ (que tem, aliás, uma tradução de que eu particularmente não gosto; não sei vocês, mas tenho a impressão de que minha geração usa mais o verbo ‘amar’ do que o verbo ‘curtir’ pra se referir a algo de que ‘gosta’). Essa confusão sobre o sentido do botão ‘curtir’ pode, inclusive, ser apenas na minha cabeça. 😛 Se eu, por exemplo, publico um vídeo, texto de blog, foto, frase, o que quer que seja, isso já não indica que eu ‘curto’ aquela informação? Preciso ainda clicar o botão ‘curtir’? Ou isso seria para que meus amigos indicassem que ‘curtiram’ tanto quanto eu (alguns, inclusive, republicando em seus perfis)? Um monte de gente ‘curte’ seus próprios inputs. Pra mim, é algo como: eu gosto-gosto, eu amo-amo, eu curto-curto. Eu normalmente não clico em ‘curtir’ (a não ser que eu tenha curtido-curtido de verdade – já que, se ‘curto’ algo, republico na minha página). Outro ‘uso’ do ‘curtir’: encerrar um mini-chat (normalmente um diálogo) iniciado em uma atualização. Uma das partes ‘curte’ o último input da outra parte e… assunto encerrado. Eu acho esse uso bem descontextualizado e não tenho ideia de onde ele surgiu, mas ele anda bem disseminado (vai ver é assim que as bizarrices se formam…). Só pra concluir: se você leu até aqui e pegou raiva da opção ‘curtir’ depois da repetição proposital neste parágrafo, minha meta já está cumprida. E eu curti! 😉

– é impressionante como as redes sociais (principalmente o Facebook e o Twitter) viraram a versão recauchutada dos chats dos portais. Em muitos casos, com uma vantagem clara: existe uma boa chance de que você conheça de fato as pessoas com quem está falando. Quem nunca entrou num desses chats e ficou horas conversando com alguém que nunca tinha visto na vida (e tentando evitar que a conversa fosse parar em assuntos pouco católicos), não sabe o que é ter de sobreviver em um mundo online hostil. Pois bem, Facebook e Twitter hoje fazem o papel desses chats com mais segurança para ambas as partes. Ah, e ainda fazem as vezes do e-mail em muitas situações.

– e a intimidade que todo mundo tem com todo mundo nas redes sociais? Estou falando, principalmente, de mim. Eu converso com gente que conheço bem, que conheço pouco, que mal conheço e que não conheço todos os dias usando uma única ‘tecnologia’. Dou palpite em assuntos que me interessam, mesmo que a conversa envolva alguém que, ainda, não faz parte da minha rede direta de contatos. Acho isso o máximo! Comunicação é a minha grande verdade e a minha maior paixão (deu pra notar que eu sou geminiana, né?! E com ascendente em gêmeos! :-)). Mais do que isso, porém, e muito além da minha singela rede de contatos, as redes sociais representam a democratização da interação entre quem tem algo pra falar e quem está louco pra ouvir. Isso é de uma beleza ímpar, já que cada ator encontra sua plateia a apenas um clique de distância. É como pegar o metrô e sentar ao lado do seu ator preferido ou, mesmo sem que você saiba, do grande amor da sua vida. Eu, por via das dúvidas, sempre puxo assunto. 😉

– todo esse oba-oba tem um preço, claro. Já há quem estude os efeitos de toda essa comunicação desenfreada e caótica. Um dos mais debatidos atualmente é o Fear Of Missing Out (FOMO) – aquele medo que a gente sente de estar ficando de fora das conversas quando desliga o Facebook ou o Twitter. Isso chegou a um ponto em que fazemos questão de instalar os aplicativos das redes sociais em nossos celulares para que as atualizações estejam ali, ao alcance dos nossos dedos, sempre que quisermos ter acesso a elas (vai que a conversa no barzinho fica chata, né?! Melhor garantir… :-P).

Todos os dias descubro coisas novas nas redes sociais. Acho que ainda tenho muito a desbravar e desvendar. Se você quiser me dar dicas, use o link para comentários logo ali embaixo. E, se concorda comigo, fique à vontade pra compartilhar!

Esse post foi publicado em Redes Sociais e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Por que eu amo as redes sociais

  1. Deborah Rock disse:

    Realmente, eu penso a mesma coisa que você, Rose! Me encanto essa coisa de Redes Sociais, acho que Twitter, Facebook, Tumblr, facilita muito o contato e quem sabe uma amizade saudável virtual e compartilhar interesses, idéias, sonhos, alegrias, e quem sabe, raiva com algo, e etc…Essa 3 redes salvaram as pessoas do mundinho do Orkut! Isso mesmo, pois o Orkut, (eu tenho ainda, nem sei porque), está ultra-passado (esse termo?), pois no Orkut, a gente sempre tínhamos que ficar com pé atrás em quem adicionar, e muitas vezes, adicionávamos pessoas que não tinha os mesmos interesse, as vezes, perfis fakes que tentam enganar os outros, e etc…(meio confuso,mas vamos lá!) hahahaha, mas hoje em dia, exemplo do Facebook (coisa que eu até hoje, não consegui me acostumar, mas estou quase chegando lá hahahaha), ele nos mostra e sugere add um monte de pessoas, que nunca mais tivemos contatos, amigos de infância, escola, curso e etc…É incrível! Penso que o Facebook é um quase vidente! (exagerada, eu né?) hahahaha. Ah, passo a maior parte do tempo no Twitter, amo e sou viciada…Fiz algumas amizades com interesses em comuns (aleluia), pena que a maioria mora longe de mim…=( HAHAHAHAHAHA), o Tumblr pra mim é quase um blog, um monte de gente escreve os mesmos sentimentos em comuns, e vivo reblogando tudo aquilo que sinto no momento, é incrível! Enfim, meu comentário que se transformou num texto gigante, hahaahaha, é tudo isso que eu penso dessa novas redes sociais, que venho pra ficar e facilitar e nos divertir…Esquecer um pouco daquela insegurança de falar tal assunto (com medo de ser repreendida), compartilhar idéias e quem sabe, um futuro próximo (se o destino deixar), se transforme numa amizade fora do Twitter, Facebook, afins…! ;D
    Última Observação: Esqueci de falar do MSN, ele só é bom pra conversar em privado com parentes e amigos de confiança (que você tenha contato real, ou com alguém do Twitter e Facebook), apenas isso…(y) Entro no MSN em caso raro e urgência….MSN perdeu um pouco a graça para mim, mas continua em Utilidade, claro, pra fofocar, ou conversar em privado..(Confuso, mas deixa quieto) HAHAHAHAHAHAHA…
    Abraços! =D (@DeborahRock)

  2. Deborah Rock disse:

    ;D Não vou perder! =)

Deixe um comentário